quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

PREVISÃO DO CLIMA E DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS MESES OU PRÓXIMOS ANOS - Aquecimento global - Resfriamento - Relação entre mudanças climáticas, eventos severos e a pesquisa sobre a influência do magnetismo solar e outros fenômenos extra-atmosféricos nas chuvas - Manchas solares e o tempo ou o clima.


Frases e palavras relacionadas :

Ensaios de previsão do tempo em médio ou longo prazo - Previsão do tempo para a próxima semana, próximo mês, próximo ano - Previsão para Janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agôsto, setembro, outubro, novembro e dezembro - Previsão do tempo para 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020. - Ensaios de previsão de tempestades, tornados, vendavais, tufões, temporais, chuvas intensas - Horários de maior probabilidade de chuvas mais fortes segundo influência gravitacional lunar - Previsão de chuvas para o mês que vem, para a semana que vem, para o ano que vem, para o ano novo - Grupos de dias de maior dinamização e maior possibilidade de concentração de chuvas ou de eventos climáticos severos tais como tempestades, vendavais, granizo e outros.

Meteorologia - Astrofísica - vento solar - furos coronais - flares - explosão solar - geomagnetismo - ionização atmosférica
-
heliomagnetismo, plasma solar, flare solar, tempestades eletromagnéticas, magnéticas, chuva de partículas, chuva de elétrons, ciclo solar de 11 anos, de 22 ou 23 anos, idade do gelo, poeira cósmica, chuva de neutrinos, manchas solares, ciclo solar 23, 24, influência do magnetismo solar nos seres vivos, aquecimento e arrefecimento global por interferência dos campos magnéticos do sol e da terra, terremotos, maremotos, ciclones, anti -ciclones, massas de ar, vulcões, atividade vulcânica, previsão muito antecipada do tempo, agricultura e datas de eventos, metodologia empírica, perturbações geomagnéticas, ciclos de shwabe, rajada solar, ejeção de massa coronal, proeminência solar, heliomagnetismo, astronomia, estudos astronômicos.
Previsões com comentários, atualizações e confirmações no grupo "Ambiente Científico 1"
E PROCURE A 20% DA PÁGINA, O SUB-TITULO : "O CANTO DAS TRÊS POTES E DA CAUAM"
( ADICIONADO EM 13/AGO/2010 )

Texto extraído das previsões para outubro/2009 :

"Magnetismo solar, manchas solares e chuvas" -  Comentário complementar :

De fato, estamos em um mínimo solar não observado desde há 100 anos. Alguns cientistas cogitam que estaríamos prestes a entrar em uma fase de muitos anos de baixíssima atividade solar (quanto a manchas). Se isto acontecer, à semelhança do Mínimo de Maunder ( de 1645 a 1715 ), e se a fase mínima facilitar a ocorrência de tempestades, estaremos diante de um grande problema : Qual o resultado final no tempo e no clima, quando fatores não-antropogênicos e fatores antropogênicos concorrerem para uma mesma consequência ?

"Estudo liderado pelo paleoclimatologista Curt Stager sugere que chuvas inesperadamente fortes que atingiram o leste da África ao longo do século 20 precederam picos na atividade de manchas solares em cerca de um ano". ( do Site "AmbienteBrasil" )

A notícia acima sugere uma possível relação entre o número de manchas solares e o número de eventos severos no tempo atmosférico. Porém, as conclusões de Curt Stager e sua equipe imbricam em explicações mais convencionais, como o aumento da energia calorífica do sol provocado pelo aumento no número das manchas.

Se o ciclo solar 24, ao qual estamos adentrando, exibir uma pequena intensificação das atividades, muito provável é que, no que depender do sol, entraremos em uma fase de esfriamento do planeta. Pode ser que este esfriamento, caso ocorra, contrabalance o efeito do aquecimento global provocado pela civilização. Se não ocorrer, ou seja, se o número de manchas solares se intensificar, o sol e a "civilização global do aquecimento" concorrerão no ato de colocarem mais lenha na fogueira !!
Por outro lado, se as premissas desta pesquisa se confirmarem, ou seja, se realmente o mais intenso magnetismo solar direto, ou geral, potencializar as chuvas, fiar-nos-emos neste lenitivo : o aumento das chuvas tende a estabilizar a regulação térmica do planeta. No entanto, ainda não temos dados suficientes para afirmar que o aumento do magnetismo solar direto implique em aumento no índice pluviométrico planetário. O que aparentemente está sendo provado por análises estatísticas é o aumento do número de eventos extremos positivos em consequência da intensificação do magnetismo solar geral (não o magnetismo carreado pelo plasma solar), em ciclos menores ( de dois a 11 dias )

De uma forma geral, temos observado a possibilidade da fraca atividade solar, quanto às suas manchas, estar associada ao aumento do número de eventos atmosféricos severos. Isto ocorreria devido à diminuição do magnetismo das manchas solares e o consequente - e provável - aumento no magnetismo geral do sol, o magnetismo que consideramos atuar na formação de nuvens e na criação de condições eletrostáticas propícias à ocorrência de tempestades, através de fenômenos de ionização das camadas atmosféricas. Na possibilidade das dinamizações observadas serem de origem energética radiativa, e não magnética, continua a mesma relação entre a diminuição das manchas e o aumento das prováveis radiações causadoras.


A baixa velocidade do vento solar e sua baixíssima concentração de prótons

A baixa velocidade e a baixa densidade de prótons do vento solar são sinais de que este está sofrendo uma grande redução em seu poder de empurrar os raios cósmicos para fora da atmosfera terrestre. Desta forma, um número maior de raios tornam-se coadjuvantes no processo de formação de nuvens na baixa atmosfera. Em sinergia com a atuação do magnetismo solar franqueado pela AMAS - Anomalia Magnética do Atlântico Sul - , que interfere nas ionizações e nos ventos da alta atmosfera, temos, como resultante, fatores extra-atmosféricos positivos para a ocorrência de tempestades no Brasil, notadamente em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. (região central da AMAS)

Medidas elevadas dos raios cósmicos em outubro/2009 - Notícia da NASA - Confirmação desta pesquisa !!
Ou na página inicial do Ambiente Científico 1, pesquisar na janela : "nasa raios cósmicos"

Luiz A. V. Spinola - Out/2009
Direitos Autorais Reservados. Permitida a reprodução apenas em sites totalmente gratuitos, desde que a cópia seja seguida deste adendo e dos próximos dois links. Para sites ou outros meios de comunicação que visem lucro, contatar : gruposambiente@gmail.com
Por favor, não insirao email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para ambientedivulgacoes@googlegroups.com



Leia outros artigos sobre este assunto ou acesse ensaios de previsão para o próximo mês (ou meses, se disponível). Ou na pesquisa do Google, digite : "cientifico 1 pages" (pode ser sem as aspas)

Hall de Entrada dos Grupos-Ambiente....Conheça, Participe, e Divulgue !! Ou na pesquisa do Google, digite : "infoera" (pode ser sem as aspas)



Sugestões, comentários, correções e melhorias são bem recebidos.
gruposambiente@gmail.com
Por favor, não insira o email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para :
ambientedivulgacoes@googlegroups.com




PARA LER OUTROS ARTIGOS DESTE GRUPO, CLIQUE ACIMA, E À DIREITA, EM "PÁGINAS" OU "PAGES".



Publique o seu artigo, trabalho ou mensagem em um dos Grupos-Ambiente e colabore para a disseminação do conhecimento inovador e construtivo. Não se importe com as aparências. O que mais vale é o conteúdo !!

Envie uma cópia para o email do grupo desejado, ou envie ao email dos Grupos-Ambiente, explicitando se quer que o texto seja revisado ou não. Muitos grupos são listados entre os primeiros itens da pesquisa Google.


Email geral dos Grupos-Ambiente :
(para divulgações diversas, envie para : ambientedivulgacoes@googlegroups.com)





 E participe do seu blog !!
( até esta data - 05/09/2009 - entregando apenas em Joinville - SC )



CONHEÇA OS GRUPOS-AMBIENTE....PARTICIPE E DIVULGUE !!


Na página inicial, clique em "participe deste grupo" e faça login com sua conta no Google - a mesma do Orkut.
Se não tiver uma conta, crie uma. É fácil !! 





DESCULPE OS ERROS DE FORMATAÇÃO....BLOG EM CONSTRUÇÃO



DESCULPE OS ERROS DE FORMATAÇÃO....BLOG EM CONSTRUÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE SOBRE ESTA PESQUISA !!

VOCÊ PODE FAZER UMA SOLICITAÇÃO

VOCÊ PODE COMENTAR COMO ANÔNIMO,
MAS OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS

PARTICIPE !!