quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Previsões para fevereiro/2009 - PREVISÃO DE CHUVAS PARA FEVEREIRO DE 2009 - Previsões não oficiais baseadas no magnetismo solar - Previsão de longo prazo - Muito antecipada - Pesquisa conjunta - Envie seu comentário, indicações de sites similares e anotações sobre o estado do tempo em sua cidade - Colabore !!....


DESPULPE OS ERROS DE FORMATAÇÃO....BLOG EM CONSTRUÇÃO
"O conhecimento não é propriedade particular"....Compartilhe !!
OBSERVAÇÕES PRELIMINARES :
Até o momento, esta pesquisa - que pressupõe concentração de chuvas em certos períodos do mês -,  prossegue com dados incompletos, dada a magnitude das consequências de seus possíveis fenômenos. As informações que embasam esta pesquisa proveem de anotações do estado do tempo de apenas uma localidade, da análise de dados pluviométricos de alguns poucos sites, e da coleta de informações dos noticiários. Embora estes dados possam dar uma noção provável da validade ou não dos fenômenos e causas estudadas, são insuficientes para conclusões definitivas e científicas. Portanto, esperamos a colaboração de entidades, pesquisadores e leigos aficionados a fim de enviarem um número maior de dados, além de poderem participar da pesquisa com a emissão de opiniões. Observações sobre a quantidade de nuvens observadas visualmente, número de chuvas esparsas no raio de visão, ou número de horas de chuvas abrangentes, muito contribuirão para as conclusões desta pesquisa. Dados pluviométricos - ou de pluviosidade - obtidos em muitos pontos de captação do Brasil, e de outros países da língua portuguesa ( ou espanhol ), também contribuirão para as confirmações positivas ou negativas das previsões ensaiadas. Envie a sua mensagem que julgar contribuir para :
Acompanhe as previsões para fevereiro, com importantes mudanças no foco da pesquisa. Acertos e erros são normais em pesquisas. Neste caso, os erros de interpretação acima (em janeiro) conduziram a observações e estudos mais precisos. Observamos que os antigos pontos de transição, detectados empiricamente há 3 anos, confirmaram-se como indicadores de locais (latitude/longitude) do sol onde permanentemente acontecem atividades. As explosões solares parecem coincidir com os furos coronais, regiões que deixam vazar o vento solar e que coincidem com pólos magnéticos do sol. O início da pesquisa previa que o magnetismo do sol expandia-se em 4 lóbulos simétricos. Embora todas as confirmações científicas atuais declarem que o sol tem um magnetismo bipolar, continuamos a opinar que o sol exibe pólos magnéticos diversos e assimétricos ao longo do tempo, ou seja, seus campos magnéticos se alternam em posição e em intensidade após intensas atividades solares - provavelmente as explosões. A partir de fevereiro, estaremos tentando confirmar se os furos coronais realmente coincidem com lóbulos magnéticos do sol (que produzem o magnetismo interplanetário direto)* e que interferem diretamente na formação de nuvens aqui na terra ( além de outros fenômenos ). A alteração anterior em letras roxas, e esta,  foi feita em 12/09/09 para se evitar o entendimento equivocado de que os furos coronais aumentam o magnetismo. A proposta desta pesquisa, neste momento, é que os furos podem ser indicadores do magnetismo solar direto. Os próprios furos são regiões de baixo magnetismo e, certamente por isso, deixam vazar o vento solar. Os furos coronais também se caracterizam pela baixa emissão de raios UV(faixa maior) e de raios X.

* Colorido em roxo : alterado em 12/09/09 (Confirmar em edições, no rodapé desta página)
PREVISÕES DE CHUVAS PARA FEVEREIRO/2009 ( E anotações de causas e eventos )
Atenção : Nenhuma afirmação desta página deve ser considerada conclusiva. São anotações da pesquisa que investiga a possível influência do magnetismo solar direto na chuvas. Estas previsões não são oficiais. 
Escrito em 31 de janeiro/2009 (até o dia 10)
Dias:
01 (dom) - Mínima influência do magnetismo solar direto por estar o lado frontal do sol ( 0 ou 360 graus ) exibindo uma transição  entre um furo coronal e outro.
02 (seg) -  Mínima influência ( o mesmo motivo acima ). Como interpretar : Embora as condições básicas favoreçam chuvas em
      determinadas regiões, elas só apresentarão grandes prejuízos ou mortes se tais condições forem extremamente favoráveis.
      Sugestão : diminuir 20 a 40% das previsões meteorológicas convencionais.
      Obs em 5/2 : Poucas nuvens sobre Lagoa Real - BA 
03 (ter) - Média influência. Deve aparecer um furo coronal à esquerda do lado frontal do sol, iniciando um novo ciclo de maior
      intensidade das linhas diretas do campo magnético interplanetário solar. Em algumas localidades as chuvas se
      intensificam.
      Obs em 5/2 : Nuvens e calor aumentam em Lagoa Real - BA.
      Obs em 7/2 : Neste dia 3 (e 4) um vento solar de alta densidade atingiu a terra e afastou os raios cósmicos
04 (qua) - Forte influência. Onde existirem as condições básicas para chuvas - umidade e diferenças de temperatura - as chuvas 
      são fortemente dinamizadas. 
      Obs em 5/2 : Relâmpagos ao longe, para o lado oeste de Lagoa Real. À noite durmimos com as janelas da casa abertas de 
      tanto calor.
      Obs em 7/2 : Neste dia 4 (e 3) um vento solar de alta densidade atingiu a terra e afastou os raios cósmicos.
      Adicionado em 10/02 :
      Segundo os noticiários, nenhuma notícia relevante foi constatada neste  período.
      Confirmado !!
05 (qui) - Máxima influência. É provável o centro do furo coronal, distribuidor de vento solar e de magnetismo direto, encontrar-se
     na  posição de 360 graus, frontalmente à terra. As chuvas são dinamizadas maximamente.
     Adicionado em 5/2/2009 : Nestes dias, em em preríodos anteriores de 27 dias, esta posição física do sol (lat e long) exibe dois médios furos coronais, deplecionando, por este motivo, o magnetismo solar. Estranhamente, o vento solar dos dias 3 e 4 apresentou alta densidade de prótons. É provável que as chuvas mais concentradas aconteçam entre os dias 5, 6, 7 e 8, embora tendenciem à mínima influência. Esta concentração não usual seria devido à região da sunspot - mancha solar - 1010 apresentar-se entre 320 a 20 graus long (frontalmente è terra)
      Obs em 5/2, às 15 horas : Neste momento, nuvens adensadas, ar parado e muito calor prenunciam chuvas para hoje ou 
      amanhã.
      Confirmado !! 
      Mortes em chuvas fortes em São Paulo e Minas Gerais.
     
06 (sex) - Forte influência. Inicia-se a diminuição do lóbulo magnético que varre a terra. Ainda há concentração de chuvas.
       Obs em 6/2 : Ontem e hoje aumentaram os sinais de chuvas.
07 (sab) - Média influência. A partir desta data, e por mais um ou dois dias, o vento solar emitido há dois ou três dias atrás, atinge a magnetosfera da terra e inibe a formação de nuvens ( por afastar para o lado noturno os raios cósmicos, que também 
participam nas causas combinadas que formam as nuvens ). Adicionado em 7/2 : Desculpem, este evento ocorreu nos dias 3 e 4. O correto é : Neste dia sete apresenta-se um furo coronal à esquerda do orbe solar. Algumas localidades podem exibir forte pluviosidade por estarem sob fortíssimas condições básicas ( entrada de frente fria úmida, etc....) 
        Obs em 7/2 : Neste momento, 11:45 BSB, há formação de densas nuvens. Segundo a meteorologia, há previsão de chuvas isoladas à tarde ou à noite.   
08 (dom) - Mínima influência. Região de transição entre um furo coronal e outro.
Adicionado em 7/2 : Desculpem : Um longo furo coronal inicio-se desde ontem e hoje estará a 330 graus long. (à esquerda do orbe solar). Embora mínima, esta condição poderá ser interpretada como média influência.
Adicionado em 10/02 :
Confirmado !!
Mortes em consequência de chuvas fortes em São Paulo e Minas Gerais.
09 (seg) - Mínima influência. Adicionado em 7/2 : Média a forte influência (ver erro acima) Nesta mesma posição frontal do sol ( 0 a 15 graus), há 27 dias, a mancha solar (sunspot) 1010 se evidenciava. A intensidade do campo magnético que varre a terra parece ser mais forte após o aparecimento das manchas
solares.(Adicionado em 5 de fev : Desculpe o erro : A região da 1010 correspondeu aos dias 5 a 8) Um ou dois dias após,   surge um furo coronal. As chuvas parecem se concentrar nos primeiros dias do furo coronal - quando o seu centro se encontrar do lado esquerdo do sol, a mais ou menos 315 graus de longitude solar (esta nomenclatura de coordenadas não é a usual) - até 20 ou 30 graus (quando começa a dirigir-se para a direita). Média a forte influência (ver erro acima)
10 (ter) - Média influência ascendente. Adicionado em 7/2 : (Forte influência (ver erro acima) A intensidade do magnetismo de cada furo coronal (coronal hole) é diferenciada. No  momento não temos dados suficientes, porém parece que o próximo será mais forte que o anterior. Reinicia-se o processo de dinamização de chuvas e outros fenômenos meteorológicos (e possivelmente marítimos e terrestres).
Adicionado em 12 / 02 :
Confirmado !!
Nos dois últimos dias, nenhuma notícia de mortes ou transtornos provocados por chuvas.
Continua....
Adicionado em 5 de fev/2009 ( Até dia 23):
11 (qua) - Máxima influência ascendente. Um furo coronal exibe o seu centro a 350 graus de longitude solar - quase ao centro do orbe solar. Aumentam as possibilidades de chuvas.
12 (qui) - Forte influência descendente. Podem ocorrer chuvas fortes.
13 (sex) - Fraca influência devido ao aumento na velocidade e densidade do vento solar. A Atuação do vento solar na magnetosfera empurra os raios cósmicos para longe da terra(para o lado da noite), criando uma cauda magnética. Com um número menor de raios cósmicos atingindo a estratosfera, diminui a formação de nuvens, bem como a ionização que participa dos processos de trocas de cargas elétricas atmosféricas. Porém o fator principal para a diminuição da influência, segundo esta pesquisa é a ausência, neste dia e nos próximos, de uma maior intensidade no magnetismo solar direto.
 Acima : Confirmado !! - Ver nota abaixo :
Adicionado em 12/02, às 17 e 50, Bahia : 
Observamos hoje no site :
Uma informação sobre uma pequena explosão solar classe B. As explosões classe A e B são consideradas fracas por afetarem minimamente os satélites artificiais e aparelhos eletrônicos aqui na terra. No entanto, para esta pesquisa, são muito significativas, pois revelam, possivelmente, a emissão de fortes campos eletomagnéticos do sol. Esta explosão aconteceu no dia 10 passado, possivelmente a 330 graus de longitude, na posição do equador solar. Certamente estará atuando positivamente na dinamização de chuvas entre os dias 10 e 14 deste mês ( Adicionado em 14/02 : Confirmado !! : Muita chuva em 12, 13 e....no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, etc....) e no próximo, entre os dias 08 a 12 (de março).
Amanhã e depois (13 e 14), o vento solar atuará como fator inibidor. Hoje, sobre o estado de São Paulo, sul de Minas e grande parte do centro-oeste estarão sobre condições básicas muito favoráveis a chuvas (Zona de Convergência). Creio que uma resultante de três fatores importantes imbrique, finalmente, em boas chuvas nestes dois próximos dias, porém não francamente intensas. Parece que o vento solar atuará de forma benéfica ao nordeste, pois reterá grande quantidade de umidade que, em tempo hábil, e sob ótima influência do magnetismo solar, desaguará , entre os dias 15 e 20, sobre esta região tão castigada pelas secas.(pelo menos aqui na Bahia !!) Os milharais estão perdendo suas tenras espigas, ressequidas e mal-formadas. Esta é uma possibilidade científica e um desabafo de quem convive diariamente com a ansiedade do povo nordestino pelo retorno das chuvas.
CONFIRMADO !! A partir do dia 15 as chuvas se concentraram no norte e nordeste !!
( Adicionado em 21 de fev)
O ancião, amigo e primo Godofredo Spinola, já citado como depositário de uma inestimável sabedoria popular, mais uma vez exclamou : Logo vai chover !!....No início da lua minguante. Ele, e Lockwood, tem plena razão : a rotação solar de 27 dias, bem próximo da translação da lua em volta da terra, define períodos nos quais voltam as influências positivas magnéticas sobre as chuvas.
A partir do dia 15 teremos mais influências que dinamizarão em muito as chuvas no planeta terra onde as condições básicas se fizerem presentes.  Felizmente inicia-se uma ZCAS, da qual esperamos sobrar alguma água para o sedento semi-árido brasileiro. E que não desague, abrupta e drasticamente, sobre São Paulo ou outros estados.....CONFIRMADO !! : As concentrações de chuvas transferiram-se para o norte e o nordeste !! (Adic. em 21 de fev )
Adicionado em 14/02 : Confirmado !! :
Muita chuva no Rio, Minas Gerais e outros estados nos dias 11, 12, 13, e.... porém sem notícias relevantes de prejuízos.
14 (sab) - O mesmo acima.
Adicionado em 14/02 :
Há possibilidade de não se cumprir as previsões para os próximos dias. Neste caso, a explicação seria uma concentração de energia magnética na região da última explosão solar (classe B) que apresentou-se frontalmente à terra nos dias 12 e 13. Vamos esperar.
15 (dom) - Aproxima-se um período de maior influência. Adicionado em 12/02 : Média a forte influência. Agora, sim, começam as chuvas mais prolongadas e/ou intensas.
16 (seg) -  : Adicionado em 12/02 : Forte influência. Média influência. Inicia-se um período que coincidem alguns locais de eventos solares anteriores.
17 (ter) - Forte influência. Segundo ciclo da explosão ocorrida em 16 de dez/2008. Inicio de furo coronal.  Adicionado em 12/02 : Podem ocorrer inundações
CONFIRMADO !! Chuvas fortes no norte, principalmente no Pará, provocam uma morte e graves transtornos. 
(Adicionado em 21 de fev.)
18(qua)  - Forte influência do magnetismo solar e vento solar atenuado. Este estado propicia chuvas mais intensas, ou maiores índices pluviométricos.
19(qui) - Máxima influência. Poderão ocorrer fortes inundações. Adicionado em 12/02 : Veja dia 17
ATENÇÃO !! Os resultados da influência magnética solar nos processos pluviológicos evidenciam-se em grandes extensões territoriais do planeta. Por este motivo, esta pesquisa aguarda informações de sites, entidades ou particulares que possam complementar dados com informações de índices pluviométricos diários com os quais possamos compor uma média para o Brasil, por exemplo. Outros países de grande extensão territorial, ou grupo de países, também poderão ser analisados. Aficionados também podem enviar informações a respeito do tempo em sua cidade. Muitas vezes, uma observação visual torna-se mais confiável que dados de pluviômetros, especialmente em dias de chuvas esparsas. Envie a informação(ou site) que julgar contribuir, ou dados do tempo em sua cidade, diretamente para :
(Adicionado em 14/02)
20(sex) - Máxima influência. O mesmo acima.
21(sab) - Forte influência do magnetismo solar que dinamiza as chuvas em localidades ou regiões que apresentarem condições básicas favoráveis para chuvas.
Adicionado em 21 de fev : As condições básicas, desde o dia 15 estão presentes no norte do Brasil e em grande parte do nordeste, além da região sul, esta a partir do dia 19.
O carnaval iniciou ontem (sexta) com pouca chuva na região sudeste e centro oeste, porém ainda apresenta-se intensa no norte, nordeste e sul.
( Felizmente para os carnavalescos de São Paulo e do Rio !!) Adicionado em 21 de fev .
22(dom) - Adicionado em 12/02 : Média Influência. Forte influência. É carnaval. Parece que este ano deverão providenciar guarda-chuva para o Rei Momo. Adicionado em 12/02 : Parece que o rei momo está com sorte. Por um erro de cálculo, pode ser que o domingo de carnaval não tenha tanta chuva !!
23(seg) - Média influência. As chuvas começam a diminuir, mas suas consequências podem ainda ser noticiadas.
Continua....
Será, então, que teremos muita chuva no carnaval de 2009 ?....Só esperando pra ver !!
Adicionado em 12/02 : Felizmente, parece que no carnaval não teremos tanta chuva assim !!
Adicionado em 25 de fev :
CONFIRMADO !!....Parcialmente, pois as maiores concentrações de chuvas nestes dias ocorreram nas regiões norte e nordeste, de onde não se tem notícias completas. Na região sul fortes chuvas ocasionaram grandes transtornos e prejuizos à pequena cidade de Morro do Baú. Na capital Paulista ocorreram muitos alagamentos no dia 23. Na maior parte das regiões as chuvas diminuiram nos dias 21 e 22. 
Pela primeira vez após três meses de observações dos furos coronais constatou-se um "sumiço" de um deles. O que designei "furo coronal b" não se apresentou na parte frontal do sol entre os dias 16 e 24 de fevereiro. Para preencher atividades solares nesta região, no dia 17 de fev assomou-se um novo furo coronal , mais ou menos na posição do equador solar e a 0 grau de longitude ( ponto central frontal do sol ). O vento solar deste furo inibiu formação de nuvens nos dias 19 e 20.
Uma nova mancha solar começou a formar-se no dia 24 e definiu-se no dia 25. A mancha solar 1013 parece coincidir com uma mesma região solar ( convencionalmente cognominada de 35 e 36 de longitude dinâmica ) de forte fluxo eletromagnético. A 1011 apareceu na mesma região. Esta mancha, em alta latitude norte, pertence ao ciclo solar 24.
Não foram feitas previsões muito antecipadas deste próximos dias, no entanto este últimos eventos no sol confirmam as previsões meteorológicas normais para os dias 25, 26 e 27 de fevereiro/2009 : intensificação das chuvas em grande parte do Brasil.  
PARA LER ENSAIOS DE PREVISÕES ATUAIS, CLIQUE AQUI OU EM "PÁGINAS" (Acima e à direita) - São os ensaios de previsão para outros meses e artigos.
CONSULTE SE HÁ DISPONIBILIDADE DE ENVIO DE CD OU ARQUIVOS DAS PRIMEIRAS 20 PARTES DO TRABALHO "OBSERVAÇÕES ACERCA DO TEMPO".
Por favor, não insira o email acima em listas. Envie suas divulgações gratuitamente e que sai em pesquisas do Google, para :
CLIQUE EM "PÁGINAS", ACIMA E À DIREITA PARA LER O ARTIGO INICIAL SOBRE "MAGNETISMO SOLAR E CHUVAS" E OUTRAS PREVISÕES.
ATENÇÃO : Estas previsões muito antecipadas, ou de médio prazo, não são oficiais. São resultantes desta pesquisa em andamento sobre a influência magnética do sol nos processos pluviológicos.
        
Cadastre o seu email neste grupo para receber atualizações e participar desta pesquisa. Utilize a sua conta do Google ou , se não conseguir, peça à administração dos Grupos-Ambiente :
PARA CONHECER MELHOR O INÍCIO DESTA PESQUISA, CLIQUE ACIMA EM "PAGES", OU "PÁGINAS" E LEIA "MAGNETISMO SOLAR E CHUVAS".
CONHEÇA OS GRUPOS-AMBIENTE....E PARTICIPE !!
Luiz Antonio Vieira Spinola,
Página criada e publicada em 31 de janeiro/2009. Novos dados e comentários serão adicionados.
Direitos autorais reservados. Proibida a reprodução deste texto, e deste método de previsão do tempo, em sites ou outros meios de comunicação que visem lucro direta ou indiretamente. 
HOSMAGSOL
PARA LER ENSAIOS DE PREVISÕES ATUAIS, CLIQUE AQUI OU EM "PÁGINAS" (Acima e à direita) - São os ensaios de previsão para outros meses e artigos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE SOBRE ESTA PESQUISA !!

VOCÊ PODE FAZER UMA SOLICITAÇÃO

VOCÊ PODE COMENTAR COMO ANÔNIMO,
MAS OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS

PARTICIPE !!