segunda-feira, 2 de maio de 2011

TEMPESTADES GEOMAGNÉTICAS, TEMPESTADES SOLARES E ÍNDICE KP - Sequência de eventos que culminam com as tempestades geomagnéticas - Lóbulo magnético em desequilíbrio - explosão solar - CME - Vento solar densificado e acelerado - Tempestade solar - Impacto com a magnetosfera e a ionosfera terrestre - Magnetismo solar direto - Como ocorrem



TEMPESTADES GEOMAGNÉTICAS, TEMPESTADES SOLARES E ÍNDICE KP



Foto : as tempestades geomagnéticas mais fortes podem afetar as redes de transmissão de energia e os computadores, além de destruirem satélites de comunicação


Como ocorrem as tempestades geomagnéticas

Neste mês de abril/2011 fiz um primeiro ensaio de previsão de tempestades geomagnéticas, sendo os índices Kp(s) uma medição de sua intensidade




Tudo realmente começa no sol, na sequinte sequência (em relação ao índice Kp) :

1 - Um lóbulo solar magnético(convenção de minha pesquisa), com definição longitudinal no orbe solar, entra em desequilíbrio magnético e manifesta, geralmente, uma mancha solar na mesma longitude do lóbulo.


2 - Se o desequilíbrio continua, por acúmulo de forças magnéticas localizadas nas proximidades da mancha, ocorre uma explosão ( ou erupção ).
(antes do próximo item considere que há outras causas e eventos que também podem ocorrer - o sol é relativamente complexo e aparentemente imprevisível.)

3 - A explosão emite EMC - Ejeção de Massa Coronal, que são sub-partículas emitidas pela explosão.

4 - Se esta explosão ocorrer do lado frontal à terra, especialmente do centro e da esquerda do orbe, estas sub-partículas serão ejetadas para o espaço interplanetário (compondo uma tempestade solar), atingindo a terra e outros planetas em sua direção a uma velocidade (lenta em relação à velocidade da luz) que pode variar de 2 horas a 4 dias, dependendo de quais sub-partículas se considera, densidade e velocidade destas.
  
5 - Quando estas sub-partículas chegam à magnetosfera, SE O CAMPO MAGNÉTICO INTERPLANETÁRIO ESTIVER INDICANDO SUL, provocam uma tempestade geomagnética, sendo o índice Kp uma auferição desta tempestade - nível de intensidade considerado "atenção" em 4, tempestade fraca em 5 e tempestades mais fortes a partir de 6 até 9.

A pesquisa amadora e aberta à internet que venho realizando desde 2006 propõe que o magnetismo solar direto (e não o indireto que vem carreado pelas sub-partículas, também chamadas de vento solar) é o responsável pela polarização quase que instantânea Norte ou Sul do CMI - Campo Magnético Interplanetário, pela intensificação dos processos pluviológicos e pelo disparo dos abalos sísmicos, além, provavelmente, de muito outros fenômenos nos planetas e nas vidas aqui na terra.
Fico feliz por estar colaborando nas buscas e descobertas conjuntas - por
cientistas acadêmicos e outros independentes -  que, se apressadas, poderão melhor nos embasar a fim de nos preparar mais eficazmente para as possíveis atividades solares incomuns a serem manifestadas, possivelmente, nos anos 2012 e 2013 e 2014.


Solicitação de participação ativa na pesquisa
Gostaria de receber a ajuda de quem goste deste assunto a fim de, por exemplo, anotar e publicar os terremotos mais expressíveis, comparando-os com os dias de dinamização 6, 7 ou 8 (convenção de minha pesquisa). O pressuposto é o de que a causa extra atmosférica que faz aumentar o número de terremotos e a sua intensidade é o magnetismo solar direto. Anotar eventos severos ocorridos no mundo em grupos de dias previstos, também seria muito interessante, além de observações localizadas das condições do tempo meteorológico. O tempo que disponho atualmente para a pesquisa tem sido insuficiente.
Entrar em contato com gruposambiente@gmail.com (por favor, não insira este email em listas).

Para conhecerem :
http://ambienteprevisoes.blogspot.com/
OU NO GOOGLE, DIGITAR : PREVISÕES ATUALIZADAS
Luiz A. V. Spinola, 3 de maio/2011

Artigos sobre terremotos :
Previsão de Terremotos - Estudo de 20 terremotos entre 7.0 e 8.0, de 2009 e 2010

Estudo dos 17 terremotos mais fortes - entre 8.0 e 9.0 - de 2001 a 2012

Terremotos e Tempestades Solares

Atividades Solares e Terremotos

Aquecimento Global, terremotos e o magnetismo solar direto

OS ABALOS SÍSMICOS E O MAGNETISMO SOLAR DIRETO


Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso de pesquisadores

Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE SOBRE ESTA PESQUISA !!

VOCÊ PODE FAZER UMA SOLICITAÇÃO

VOCÊ PODE COMENTAR COMO ANÔNIMO,
MAS OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS

PARTICIPE !!