sexta-feira, 19 de abril de 2013

A FÍSICA QUÂNTICA PODE EXPLICAR ALGUNS FENÔMENOS QUE OCORREM ENTRE O SOL E A TERRA ? - Causas básicas, intensificadoras e disparadoras dos terremotos mais fortes - A interação Sol-Terra a nível de seus campos magnéticos diretos estão relacionadas com o disparo de terremotos - Ou uma interação quântica entre as partículas que estão próximas do sol com as particulas que estão distantes - Possíveis explicações para fenômenos até hoje imcompreendidos pelos cientistas - Porque a velocidade e a temperatura do vento solar distante elevam-se sem aparente motivo? - Solicitação de um estudioso em física quântica para colaborar na pesquisa

Na biologia, desde o início do século XX, já se compreendem
as interações e interdependências entre os seres vivos, e
entre estes e os ecossistemas. Esta é uma visão quântica.
Na astronomia, alguns fenômenos observados não
encontram respostas nas proposições da ciência clássica.
Somente novas teorias, como a do entrelaçamento
quântico, podem oferecer explicações
PESQUISA QUE ESTUDA AS INTERFERÊNCIAS DO MAGNETISMO SOLAR DIRETO NOS EVENTOS SEVEROS, NOS TERREMOTOS E EM OUTROS FENÔMENOS TERRESTRES

Resposta a um tópico de discussão que comentava um artigo defensor da opinião de que nenhuma correlação existe entre os terremotos e as atividades solares

Ensaios de previsão atualizados
Postagem relevante nos Grupos e
Blogs-Ambiente : DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL : MITO, CONTRADIÇÃO, PARADIGMA E PERCEPÇÕES

¨....Este tema sobre os terremotos e as atividades solares muito me interessa, motivo de estar respondendo.
Como já lhes disse anteriormente, tenho também comprovado que as erupções solares, e suas ejeções de massa coronal, não tem qualquer relação direta com os terremotos.
Mas antes de continuarmos, precisamos esclarecer duas questões conceituais....¨ :



FENÔMENOS E INTERAÇÕES SOL-TERRA


AS CAUSAS BÁSICAS DOS TERREMOTOS SÃO AS MOVIMENTAÇÕES DAS PLACAS TECTÔNICAS
A primeira é que, logicamente, o que provoca os terremotos são as modificações de temperatura, pressão e deslocamento de regiões intra-terrestres que finalmente deslocam e interferem na disposição das placas tectônicas. Então, é evidente que o sol, mesmo se considerando qualquer possível interferência, não é o causador de terremotos, mesmo os mais fortes.

AS CAUSAS BÁSICAS, AS INTENSIFICADORAS E AS DISPARADORAS
No entanto, em muitos processos naturais e físicos, existem as causas básicas, as causas intensificadoras e as causas disparadoras. Com este ponto de vista, seria possível, sim, relações gravitacionais planetárias e relações magnéticas com o sol serem motivo de causas disparadoras ou até mesmo intensificadoras.

O SOL É A PRINCIPAL CAUSA DISPARADORA DOS TERREMOTOS MAIS FORTES
O meu estudo está provando a relação do magnetismo solar direto, como causa disparadora, nos terremotos mais fortes. É possível que as interações magnéticas diretas terra-sol também intensifiquem a movimentação das placas tectônicas. Por enquanto o estudo é estatístico e praticamente prova a correlação a nível de magnetismo e não de EMC (ejeção de massa coronal, ou CME, em inglês). Ao contrário, as observações e análises desta pesquisa comprovam os estudos de alguns cientistas, incluindo este que você encaminhou (belo trabalho !! - ver link no rodapé).

AS EXPLOSÕES SOLARES E AS EJEÇÕES DE MASSA CORONAL NÃO SÃO A CAUSA DISPARADORA DOS TERREMOTOS MAIS FORTES 
A segunda é o entendimento do termo "atividade solar". Se as variações do CMI - Campo Magnético Interplanetário, forem consideradas uma das consequências das atividades solares admitidas (manchas, filamentos, erupções, etc), então não posso dizer que o CMI e suas variações seja uma atividade solar. No entanto, sabemos que os fenômenos magnéticos no interior do sol são as causas dos eventos observados em sua superfície, e não sua consequências. Podem, então, ocorrerem atividades/eventos em camadas mais profundas que por enquanto desconhecemos. Enfim, usar o termo atividade solar somente para os eventos conhecidos ou também para as variações no CMI é irrelevante em relação à possivel interferência do magnetismo solar direto nos terremotos. As explosões não são causa de disparo nos terremotos mais fortes, porém, em alguns casos, intensificam o CMI. Este, sim, é a causa do disparo de terremotos mais fortes.

SOLICITAÇÃO DE ESPECIALISTA EM FÍSICA QUÂNTICA, ACADÊMICO OU INDEPENDENTE, PARA COLABORAR COM A PESQUISA
Gostaria de receber a colaboração de um de vocês que seja mais aprofundado em física quântica, para verificar a seguinte hipótese(ou cogitação, no momento), pois, se for confirmada, estabelece-se mais uma prova da atuação das linhas de força do magnetismo solar direto no vento solar e em fenômenos planetários :
Como primeiro passo, teria de ser alguém que tivesse boa vontade de considerar profundamente as minhas proposições e não emitir conclusões precipitadas.

CAUSA(S) AINDA DESCONHECIDA(S) DE ALGUMAS ACELERAÇÕES NA VELOCIDADE DO VENTO SOLAR
Estou considerando, no momento, algumas principais possibilidades :
1 -  Que a aceleração na velocidade do vento solar e o aumento de sua temperatura, quando se encontra longe do sol,(é um enigma atual para os cientistas) é devido unicamente à indução/intensificação das partículas do plasma do vento solar pelas linhas de força do magnetismo solar direto (ou geral, ou global), à velocidade próxima ou tendendo a ultrapassar a velocidade da luz.
2 - Que os fenômenos acima constatados são resultantes unicamente de uma interação quântica entre as partículas plasmáticas solares que estão próximas do sol no momento de uma explosão com as partículas que estão viajando já longe do sol em sua trajetória no meio interplanetário. Neste caso, seria possível que as partículas longes do sol respondessem "fantasmagoricamente" às alterações de suas irmãs que estão próximas de uma explosão ?....
3 - Uma conjugação das possibilidades 1 e 2.
4 - Somente outras, como a teoria dos íons ciclotron.

INTERAÇÕES ENTRE AS LINHAS DE FORÇA MAGNÉTICAS DO SOL E DA TERRA
As estatísticas e conclusões até o momento indicam que a possibilidade 1 é a mais próxima da realidade. Observem apenas um dado que está ocorrendo neste momento, relativo à explosão M6.5, de ontem(11/04).
Vejam que no terceiro gráfico do site do LMSAL a velocidade do vento solar já estava em ascenção horas antes da erupção. Isto parece ser sinal de que o aumento da velocidade não é devido somente à explosão e sim por outra causa desconhecida, que observo e proponho ser as linhas de força diretas do magnetismo do sol terem acelerado(e consequentemente aumentado sua temperatura) horas antes da explosão. As variações mais fortes do CMI (que não são as medidas reais das linhas de força, mas apenas a magnetização das partículas, porém, certamente correspondem) do dia 10 e 11 são as responsáveis pelo incremento na velocidade do vento solar. Atentem que a velocidade principiou a aumentar logo após um pico de -5nT, na componente Bz, no dia 10, várias horas antes da explosão. Quando a CME chegar na magnetosfera, hoje à noite ou amanhã(13), certamente as variações no CMI medido nas próximidades da terra se intensificarão (medidas por satélite no ponto Lagrange L1 (?)).
(Obs : para visualizar as variações do CMI após 16/04/203, acesse : Data for earlier dates is available at Latest Events Archive e selecione a data : 15/abril/2013.)

POSSÍVEL EXPLICAÇÃO PELA FÍSICA QUÂNTICA
Porém, é possível, caso a explicação esteja por conta dos fenômenos quânticos, que ocorra um retardo nas reações das partículas quânticas, pois, de outro modo, o aumento na velocidade do vento solar iniciaria somente, e instantaneamente, no momento da explosão. Eis o motivo de minha solicitação de colaboração de um estudioso da física quântica.

Voltando ao assunto dos terremotos, seguem links sobre as últimas postagens :

"O Campo Magnético Interplanetário e os terremotos - Estudo de 50 terremotos...."
"Teoria dos Lóbulos Magnéticos e Teoria dos Íons Ciclotron"
No aguardo,

Luiz Spinola - abril-2013

Abraços a todos

Ensaios de previsão atualizados

Postagem relevante nos Grupos e Blogs-Ambiente : DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL : MITO, CONTRADIÇÃO, PARADIGMA E PERCEPÇÕES


Participação no grupo paraguaio de Astronomia "Astropy" :

2013/4/12 Felix Piriyu <>
Fuente: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/grl.50211/abstract
DOI: DOI: 10.1002/grl.50211

Articulo de divulgacion: http://www.universetoday.com/101404/the-sun-doesnt-cause-earthquakes/

Investigadores del USGS han comparado datos historicos de actividad solar con la ocurrencia de terremotos a lo largo de todo el mundo y no encontraron correlaciones definitivas.

"Han habido algunos terremotos, como el terremoto de magnitud 9,5 en Chile de 1960, donde, efectivamente, había más manchas solares y más actividad geomagnética que en promedio", dijo el Dr. Love. "Pero en el terremoto de Alaska de 1964 la actividad fue menor a la normal. No hay ningún patrón evidente entre la actividad solar y la sismica, por lo que nuestros resultados no fueron concluyentes. "


Publicado no Grupo Ambiente Científico 1

E também em :

Astronomia Paraguai - Astropy (grupo/forum)
Ambiente Científico (grupo/forum)
Jornal dos Grupos Ambiente (grupo/forum)
Ambiente Boletim Diário (grupo administrativo)
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso de pesquisadores
OU PESQUISE : "O SOL DA INFOERA"

Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 


LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!
OU DIGITE ESTES TERMOS NA PESQUISA GOOGLE

Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!
OU NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : PREVISÕES SOL-TERRA

Endereço e telefones atualizados
OU NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : CONTATO GRUPOS-AMBIENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE SOBRE ESTA PESQUISA !!

VOCÊ PODE FAZER UMA SOLICITAÇÃO

VOCÊ PODE COMENTAR COMO ANÔNIMO,
MAS OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS

PARTICIPE !!